Table './joomla_webradio/jos_vvcounter_logs' is marked as crashed and should be repaired SQL=INSERT INTO jos_vvcounter_logs (time, visits, guests, members, bots) VALUES ( 1713936562, 2, 2, 0, 0 )

O Kula é uma extensa forma de comercio de caráter intertribal praticada por comunidades localizadas em um largo anel de ilhas, formando um circuito fechado. No mapa abaixo, esse circuito está representando pelas linhas que unem as diversas ilhas ao norte e a leste do extremo oriental da Nova Guiné. Ao longo dessa rota, duas espécies de artigos - e apenas essas - viajam constantemente em direções opostas. Uma delas - os longos colares de conchas vermelhas denominados soulava - segue no sentido dos ponteiros do relógio. A outra - os braceletes de conchas brancas denominados mwali - segue no sentido oposto. Todos os movimentos dos artigos do Kula, todos os detalhes de cada transação são fixados e regulamentados por um conjunto de regras e convenções tradicionais, sendo que alguns atos são acompanhados de elaborados rituais e cerimônias públicas.
O aspecto fundamental do Kula é essa troca cerimonial dos dois artigos. Mas encontramos uma enorme quantidade de traços e atividades secundárias que lhe são associadas e realizadas à sua sombra. Assim, lado a lado com a troca cerimonial de braceletes e colares de concha, os nativos desenvolvem também, entre uma ilha e outra, intensas formas de interação e de trocas de grande variedade de bens considerados indispensáveis mas impossíveis de serem obtidos no distrito para o qual são importados.
Muitas atividades preliminares estão intimamente ligadas ao Kula, particularmente a construção de canoas, a preparação do equipamento, a estocagem de provisões para a expedição, o estabelecimento de datas e a organização social do empreendimento.
Portanto, o Kula é uma instituição extremamente grande e complexa, tanto na sua extensão geográfica quando na multiplicidade de propósitos envolvidos. Ele vincula um numero considerável de tribos e abrange um vasto complexo de atividades interligadas e desenvolvidas uma dentro da outra, de modo a formar um todo orgânico.
Aqui apresentamos apenas uma dimensão muito geral do Kula se olharmos na intensa descrição etnográfica que Malinowski elabora em 'Os Argonautas do Pacifico Ocidental', entretanto já nos possibilita um entendimento da raiz histórica do termo Kula e assim situá-lo no contexto adotado.
Desde a experiência anterior da radio, enquadrada como comunitária, transmitida em onda modulada à essa nova experiência que estamos desenvolvendo aqui na Unioeste - campus de Toledo transmitida via onda virtual ela tem se caracterizado pelas possibilidades abertas, no que diz respeito a troca de experiência, troca de informação, troca de esperanças e expectativas, e fundamentalmente pela troca de energia caracterizando uma intensa sinergia, tanto entre as pessoas envolvidas diretamente no projeto, quanto entre a comunidade universitária de Toledo e, ainda entre toda a comunidade virtual. Por isso mesmo a WebRadio tomou o nome Kula emprestado compreendo que sua existência está possibilitando novas formas de socialização e, não se resumindo apenas a operacionalização da radio em si.

KULA WEBRADIO UNIVERSITÁRIA
Kula? Suas origens e significados...
Por Eduardo Cordeiro