Licenciatura em Filosofia

UNIOESTE - Campus Toledo-PR

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
VEM VIVER A FILOSOFIA!
O curso de Filosofia tem uma vaga te esperando!
Mais informações no site: unioeste.br/portal/provare/inicio

Visite nossa página no facebook: https://fb.watch/8hJJnXbDvr/


 

Confira se sua inscrição está completa, se não falta algum dos documentos exigidos pelo Edital de abertura do PROVARE 2021; LEMBRE-SE, você precisa enviar todos os documentos até as 17:00 horas do dia 13/10, impreterivelmente.

Convido você a seguir o tutorial abaixo para complementar sua inscrição e ou anexar os documentos necessários.

UNIOESTE / PROVARE: PASSO A PASSO:

1. Acesse o site www.unioeste.br/provare. Nesta página, baixe o Edital; e, depois, vá para o próximo passo em “CLIQUE AQUI PARA ACESSO AO SISTEMA DE INSCRIÇÃO”. No Edital, há todas as informações. AS INSCRIÇÕES SÃO GRATUITAS!

2. Na próxima página (“SISTEMA DE PROCESSOS SELETIVOS DA UNIOESTE”), crie sua conta e/ou faça o login.

3. Clique em “NOVA INSCRIÇÃO” e, depois, em “INSCREVER” no “PROVARE UNIOESTE 2021 - PRIMEIRA EDIÇÃO”. Se já fez a inscrição, clique em “AÇÃO” e em “EDITAR”; ou, então, escolha a ação desejada (você talvez salte alguns passos).

4. Preencha todas as informações em “CONFIRMAÇÃO DOS DADOS PESSOAIS”. Depois, forneça endereço, telefone e vá adiante.

5. Selecione o Campus e o Curso: o Curso de Filosofia fica no Campus de Toledo. Clique em “SALVAR E CONTINUAR”.

6. Coloque toda a documentação exigida em um ÚNICO arquivo do Word e salve-o em formato .pdf, depois, siga esta rotina para enviar o arquivo: selecione “ENVIO DE ARQUIVOS”; clique em “ABRIR TIPO DE ARQUIVO” e selecione “DOCUMENTAÇÃO PARA O PROVARE 2021”; e anexe o arquivo contendo todos os documentos exigidos (escolha o ficheiro, selecione o arquivo e salve). Veja abaixo a documentação necessária.

7. Em seguida, se precisar anexar a Redação, faça-a em um arquivo do Word e, depois, salve em formato .pdf; depois, selecione “REDAÇÃO”, anexe o arquivo e salve. Veja abaixo as informações sobre a redação.

8. Veja se os arquivos aparecem em “ARQUIVOS ENVIADOS”. Você pode baixá-los, substituí-los e ver se estão corretos.

9. Confira em seu e-mail a realização de sua inscrição! Você pode refazer os passos, completar as informações ou substituir os documentos já enviados.

10. Se precisar de ajuda, contacte o Prof. Dias, o Coordenador do Curso de Filosofia, pelo WhatsApp (45) 9-9995-9030.

Venha estudar conosco: você não pagará nada para estudar!

Não perca esta oportunidade!

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA A MATRÍCULA

(enviar pelo sistema até as 17:00 horas de 13/10)

1. Redação: obrigatória para aqueles que não participaram ou tenham obtido nota zero na prova de redação dos processos seletivos mencionados mais abaixo;

2. Histórico Escolar do Ensino Médio ou equivalente, que comprove a conclusão do ensino médio, contendo as notas de todas as séries; OU Diploma de Conclusão de Curso de Ensino Médio (no caso de curso técnico); OU Diploma de Graduação, com o respectivo histórico escolar da graduação; OU Declaração de Matrícula na última série do ensino médio ou de provável concluinte no ano letivo de 2021, para os estudantes que estão cursando o terceiro ano do Ensino Médio e não concluírem até a data da matrícula;

3. Certidão de Nascimento ou da Certidão de Casamento - facultativo, (a não entrega da certidão de nascimento ou casamento não impede a realização da matrícula, DEVENDO o candidato entregar no decorrer do curso, para fins de registro do diploma);

4. Carteira de Identidade civil OU militar;

5. CPF ou comprovante da situação cadastral no CPF (este comprovante pode ser obtido no endereço http://www.receita.fazenda.gov.br);

6. FOTO de tamanho 3x4, recente;

7. Documento militar, para pessoas do sexo masculino e maiores de 18 anos, podendo ser: Certificado de Alistamento Militar (CAM), Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) ou Certificado de Reservista de 1ª ou 2ª categoria;

8. Comprovante de quitação eleitoral, para maiores de 18 anos (este comprovante pode ser obtido no endereço http://www.tse.jus.gov.br).

OBSERVAÇÕES SOBRE A REDAÇÃO

1. Precisa fazer NOVA redação somente o(a) candidato(a) que tenha ZERADO na redação de qualquer um dos seguintes processos seletivos:

- Concurso Vestibular UNIOESTE 2017,

- Concurso Vestibular UNIOESTE Especial 2017,

- Concurso Vestibular UNIOESTE 2018,

- Concurso Vestibular UNIOESTE 2019,

- Concurso Vestibular UNIOESTE 2020,

- Concurso Vestibular UNIOESTE 2021,

- Edições 2016, 2017, 2018, 2019 e 2020 do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM.

2. A NOVA REDAÇÃO é obrigatória somente para quem NÃO POSSUI nota de Redação em Vestibular ou ENEM, nos últimos cinco anos: quem participou de qualquer uma dessas seleções, acima elencadas, e tirou nota na Redação, NÃO PRECISA ENVIAR NOVA REDAÇÃO: A UNIOESTE localizará a sua nota de redação pelo seu CPF.

3. O texto da redação deverá ser dissertativo e produzido em língua portuguesa sobre o tema “Quais as motivações que o levaram a escolher este curso e esta Universidade?”, contendo, no mínimo, doze (12) linhas digitadas em fonte “Arial 12”, e, no máximo, vinte (20) linhas.

Se ficou com dúvida, não hesite em me pedir AJUDA pelo WhatsApp 45-9-9995-9030!




 

CONVITE PÚBLICO

O Colegiado do Curso de Filosofia tem a alegria de convidar a toda a comunidade acadêmica interna e externa para assistir a banca pública de promoção a professora associada da prof. Dr.ª Nelsi kistemacher Welter.

 


A banca será no dia 10/09/2021, sexta-feira, às 9:00 horas, através da Plataforma Teams.

Para ter acesso, clicar no link abaixo:

https://teams.microsoft.com/l/team/19%3a4JEcfBJMuuMeyrGEt04TzW2ZPKXkfqSN4ANEWgvnKzI1%40thread.tacv2/conversations?groupId=cf332b2b-ce61-400a-a6fc-b7bb60dc1344&tenantId=30b1e5ea-e05e-4a77-99d3-a3c62c328784

 

 

 

Curso de Filosofia-Licenciatura / Campus de Toledo

 

Coordenador: Prof. Dr. José Francisco de Assis Dias

Suplente: Prof. Dr. Libanio Cardoso Neto

E-mail da coordenação: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

E-mail da secretaria: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Telefone da Secretaria: 45-3379-7139


 

O Curso


Campus: Campus de Toledo
Centro: Centro de Ciências Humanas e Sociais
Turnos: Matutino e Noturno
Duração Mínima: 4 anos
Duração Máxima: 8 anos
Formação: Licenciado em Filosofia
Tipo de Formação: Licenciatura
Oferta: presencial

Proposta Político-Pedagógica do Curso

O Curso de Filosofia no Campus de Toledo foi implantado no ano de 1980. Funciona em duas turmas na modalidade de Licenciatura, ofertando 40 vagas no período noturno e outras 40 vagas no período matutino. O tempo mínimo para integralização é de 4 anos e o máximo de 8 anos, com a carga horária de 3.200 horas.

Perfil do Profissional
O filósofo prima pela formação de consciência crítica, o despertar, nos adolescentes e jovens, do interesse pela reflexão filosófica e pelo pensamento questionador e crítico em relação à sociedade na qual estão inseridos.

Campo de Atuação
O graduado em Filosofia é habilitado profissionalmente para a docência no ensino fundamental e médio, com habilidades específicas para o questionamento acerca da existência humana, a análise dos valores que orientam o pensar e o agir, a capacidade para projetos artísticos, culturais e educacionais, a prática pedagógica, aliada à evolução dos métodos de ensino, o domínio e a segurança no uso de novas tecnologias em sala de aula.

  • Situação Legal

Autorização de Funcionamento: Decreto Federal 85.054/80.

Reconhecimento: Portaria Ministerial 69/83.

Reconhecimento renovado: Decreto - 3429 Diário Oficial do Estado - 20/11/2019

 

Concepção do Curso

O Curso de Licenciatura de Filosofia busca a formação de um profissional que conheça não só os conteúdos de formação específicos de sua área de atuação, mas também os conteúdos de formação pedagógica, necessários à prática docente. Assim, o projeto pedagógico do Curso institui mecanismos capazes de desenvolver no aluno ao mesmo tempo a cultura investigativa e o domínio das respectivas metodologias que lhe permitem, como futuro professor, conceber, construir e administrar situações de aprendizagem. Dentre tais mecanismos, destacam-se a integração do ensino com a pesquisa e a extensão, os programas de iniciação científica, os programas de prática profissional e os programas específicos de aprimoramento discente.

Nesse sentido, o projeto pedagógico do Curso constitui-se em um todo orgânico que articula em sua matriz curricular os conteúdos específicos da área de conhecimento com o desenvolvimento de competências e habilidades atinentes à prática docente. A fim de contemplar os vários elementos que compõem a realidade educativa, a matriz curricular apresenta: a) um núcleo de disciplinas filosóficas indicadas como imprescindíveis pelo Parecer CES 492/2001; b) um núcleo de disciplinas didático-pedagógicas voltadas de modo específico à formação do professor; c) um núcleo flexível composto de seminários de pesquisa e disciplinas optativas.

Assim, o componente curricular formativo do trabalho acadêmico inclui o ensino presencial das disciplinas exigidas pelas diretrizes curriculares, articulando-se e enriquecendo-se o processo formativo do professor através de seminários, participação em eventos científicos, elaboração de um trabalho de conclusão de curso orientado de forma individualizada pelos professores, monitorias, projetos de extensão, aprendizado de novas tecnologias de comunicação e ensino.

Finalidades

O projeto pedagógico do Curso de Licenciatura em Filosofia tem por finalidade responder aos desafios da formação de profissionais para a educação básica diante das intensas transformações ocorridas na sociedade contemporânea, no mercado de trabalho e nas condições de exercício, nos últimos tempos. Para atingir essas finalidades, o Curso propiciará uma formação que contempla: o desenvolvimento da autonomia do aluno; a integração entre ensino, pesquisa e extensão; a articulação com as instituições escolares que oferecem a educação básica; o desenvolvimento de habilidades que levem os profissionais formados a transmitir o gosto pelo pensamento inovador, crítico e independente.

Assim, o Curso propõe a formação de docentes voltados para a leitura pluralista da realidade, capazes de ações pedagógicas que levem à construção e reconstrução do conhecimento sobre a multiplicidade de relações históricas, sociais e espaciais que interagem na sociedade.

 

  • Objetivos

Os objetivos gerais visados pelo presente projeto pedagógico do Curso de Filosofia são:

  1. Capacitação para um modo especificamente filosófico de formular e propor soluções a problemas, nos diversos campos de conhecimento;
  2. Desenvolvimento de uma consciência crítica acerca do conhecimento, razão e realidade sócio-histórico-política;
  3. Formação para análise, interpretação e comentário de textos teóricos, segundo os mais rigorosos procedimentos da técnica hermenêutica;
  4. Compreensão da importância das questões acerca do sentido e da significação da própria existência e das produções culturais;
  5. Percepção da integração necessária entre a filosofia e a produção científica e artística, bem como com o agir pessoal e político;
  6. Formação da capacidade de relacionar o exercício da crítica filosófica com a promoção integral da cidadania e com o respeito à pessoa, dentro da tradição de defesa dos direitos humanos;
  7. Preparação de profissionais hábeis ao exercício do magistério com competência, seriedade, responsabilidade e criatividade;
  8. Formação de profissionais comprometidos e capazes de atuar em assessorias culturais, e capazes de contribuir profissionalmente em outras áreas do saber;
  9. Desenvolvimento da formação profissional como um processo permanente, contínuo e autônomo.

 

Perfil do Profissional - Formação Geral e Específica

A formação básica do graduado em Filosofia consiste num conhecimento profundo da História da Filosofia, de modo a torná-lo apto a compreender e transmitir os principais temas, problemas e sistemas filosóficos para uma análise e reflexão críticas da realidade social.

A formação geral contempla três núcleos fundamentais da organização curricular: a) o núcleo das disciplinas básicas constituído pela História da Filosofia, Ética, Teoria do Conhecimento, Lógica, Filosofia Geral e Introdução à Filosofia, somado a duas disciplinas científicas (Teoria das Ciências Humanas e Metodologia da Pesquisa Filosófica); o núcleo das disciplinas filosóficas complementares constituído pela Filosofia da Mente, Filosofia da Ciência, Filosofia da Linguagem, Filosofia Política e Estética; c) o núcleo flexível constituído pelas disciplinas optativas, os Seminários (em diferentes áreas), o Trabalho de Conclusão de Curso e as Atividades Acadêmicas Complementares. Esse conjunto de estudos deve levar o profissional graduado em Filosofia a desenvolver as seguintes competências e habilidades:

  • Formação consistente em História da Filosofia, de modo a poder compreender e transmitir os principais temas, problemas e sistemas filosóficos;
  • Capacidade de analisar, interpretar e comentar de forma crítica e segura obras filosóficas segundo os procedimentos da técnica hermenêutica;3. Habilidade na redação de textos e temas filosóficos;
  • Atuação e compreensão nos processos de significação que envolvem fatos concernentes à existência humana e à produção artístico-científica, entre outros;
  • Prática do exercício constante de inter-relação entre filosofia e realidade, promovendo o desenvolvimento do espírito crítico e a disseminação de valores vinculados à ética, à cidadania e aos direitos humanos;
  • Senso crítico capaz de elaborar de forma clara e precisa a análise das questões filosófico-político-culturais da contemporaneidade;
  • Capacidade para contribuir em projetos culturais, artísticos, literários e científicos, implementando o debate interdisciplinar.

Considerando que o Curso está orientado para a formação do professor de filosofia, os egressos estarão habilitados para enfrentar, com sucesso, os desafios e as dificuldades inerentes à tarefa de despertar os estudantes da educação básica para a reflexão filosófica, bem como para transmitir-lhes o legado da tradição filosófica e o gosto pelo pensamento inovador, crítico e independente. Para tanto, os egressos apresentarão domínio dos principais temas, problemas e sistemas filosóficos e a capacidade de transpor didaticamente os conhecimentos assimilados aos alunos. Os egressos do Curso de Filosofia estarão, ainda, capacitados para a análise e reflexão crítica da realidade social na qual estão inseridos.

Em vista disso, a formação específica visa desenvolver as seguintes competências e habilidades:

  • Criar, planejar, realizar e avaliar situações didáticas eficazes para a aprendizagem e para o desenvolvimento dos alunos;
  • Construir diferentes procedimentos de comunicação dos conteúdos, elegendo os mais adequados considerando a diversidade dos alunos, os objetivos das atividades propostas e as características dos próprios conteúdos;
  • Analisar, produzir e utilizar materiais e recursos didáticos, diversificando as possíveis atividades e potencializando seu uso em diferentes situações para a organização do trabalho, estabelecendo uma relação de autoridade e confiança com os alunos;
  • Intervir nas situações educativas com sensibilidade, acolhimento e afirmação responsável de sua autoridade;
  • Utilizar procedimentos diversificados de avaliação da aprendizagem e, a partir dos resultados alcançados, formular propostas de intervenção pedagógica, considerando o desenvolvimento de diferentes capacidades dos alunos;
  • Promover uma prática educativa levando em conta as características dos alunos e da comunidade, os temas e necessidades do mundo social e os princípios, prioridades e objetivos do projeto educativo e curricular.
  • Investigar o contexto educativo na sua complexidade e analisar a própria prática profissional, tomando-a continuamente como objeto de reflexão para compreender e administrar o efeito das ações propostas, avaliar seus resultados e sistematizar conclusões, de forma a aprimorá-las;
  • Usar procedimentos de pesquisa para manter-se atualizado e tomar decisões em relação aos conteúdos de ensino;
  • Desenvolver-se profissionalmente e ampliar seu horizonte cultural, adotando uma atitude de disponibilidade para a atualização, de flexibilidade para mudanças, de gosto pela leitura e empenho no uso da escrita como instrumento de desenvolvimento profissional.

 

Metodologia

As disciplinas e atividades contidas neste projeto pedagógico têm por objetivo dar uma formação ao licenciando de filosofia que lhe possibilite dar continuidade aos estudos seja como professor de filosofia, seja como pesquisador em filosofia. As disciplinas ficam sob responsabilidade de cada professor, cabendo-lhe escolher a metodologia mais adequada para tratar dos conteúdos delimitados nas ementas. Por esta razão as aulas terão uma parte teórica e outra prática, conforme a distribuição destas cargas-horárias na ementa.

 

 


Prédio multiuso do Curso de Filosofia

No primeiro semestre do ano de 2010 foi inaugurado o prédio multiuso do Curso de Filosofia,

construído com recursos advindos de projeto elaborado por professores do curso aprovado junto à Finep e campus de Toledo.

Este espaço abriga salas para professores, biblioteca setorial, sala de reuniões, laboratório de informática,

salas para grupos de pesquisa e projetos e a Coordenação do Mestrado em Filosofia.