Table './joomla_webradio/jos_vvcounter_logs' is marked as crashed and should be repaired SQL=INSERT INTO jos_vvcounter_logs (time, visits, guests, members, bots) VALUES ( 1714354878, 2, 2, 0, 0 )
32º SEURS (Seminário de Extensão Universitária da Região Sul) | Imprimir |  E-mail
Avaliação do Usuário: / 0
PiorMelhor
Escrito por Cris Candido

Foto de abertura do 32º SEURS - Fonte: UNESPAR - www.unespar.edu.br

O 32º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul – SEURS, foi sediado em Curitiba-PR, no período de 10 a 12 de setembro de 2014, tratou-se de uma realização da Universidade Federal do Paraná – UFPR, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR e a Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR.

Considerando o debate realizado nos últimos eventos nacionais e internacionais de extensão universitária, consubstanciado na proposta do Plano Nacional de Educação – PNE, propondo a integração e articulação efetiva da extensão com os cursos de graduação, o 32º SEURS tem como tema "A extensão nos cursos de graduação: creditação, curricularização e integração".

Além do debate sobre o tema central do evento, o SEURS se configura como espaço de aprendizagem e de intercâmbio de conhecimentos e metodologias entre extensionistas das universidades públicas da região sul, por meio de minicursos, oficinas, comunicações orais e apresentações culturais, promovendo também a integração dos participantes e das universidades com a comunidade.

Nessa perspectiva, o seminário se constitui como prática dialógica, construída coletivamente, como o fandango paranaense – tema cultural do evento. O fandango, em sua origem, estava vinculado à organização de trabalhos coletivos, como mutirões para fazer os roçados, as colheitas, ou a construção de benfeitorias. Nessas ocasiões, segundo alguns historiadores, o responsável pela organização desse trabalho coletivo costumava oferecer aos ajudantes, ou voluntários, um fandango, ou seja, uma espécie de baile acompanhado de comida boa e farta. Assim, o fandango era uma das principais formas de socialização dessas comunidades, fazendo parte de diversas festas populares e religiosas, como batizados e casamentos.

Fonte: www.unespar.edu.br

Mais informações: http://www.proec.ufpr.br/seurs/

Fonte: PROEC-UFPR E UNESPAR

Abaixo, confira os áudios da Conferência realizada no dia 10/09 e das Mesas Redondas que se efetivaram nos dias 11 e 12/09, gravadas e transmitidas pela Kula WebRadio da Unioeste de Toledo/PR:

--> Conferência de Abertura: Museus Universitários em Ação: Pesquisa, Extensão e Interdisciplinaridade no MAE-UFPR - 10/09/2014

-->  Mesa Redonda: Integração, Creditação e Curricularização da Extensão - 11/09/2014

-->  Mesa Redonda: Integração entre Extensão e Ensino nos cursos de Graduação - 12/09/2014