Home Histologia Tecido Conjuntivo
Tecido Conjuntivo - Tecido Conjuntivo

O tecido conjuntivo inclui uma variada família de tecidos cuja função básica é a de preenchimento - estabelecendo continuidade entre os demais tecidos corpóreos, fornecendo forma e sustentação ao corpo. Somam-se as funções de transporte nutrientes, gases e metabólitos; defesa e proteção do organismo (hemocitopoiese); geração calor (gordura marrom); armazenamento de energia, amortecimento e termorregulação (gordura); além da de reparo.

O conjuntivo pode ser classificado em tecido conjuntivo propriamente dito, que no adulto pode ser frouxo ou denso, e tecido conjuntivo especial, como: cartilaginoso, ósseo, hematopoiético e adiposo.

Embriologicamente, o tecido conjuntivo tem origem mesodérmica, exceto uma parte do conjuntivo da cabeça que se origina do ectoderma das cristas neurais

O tecido conjuntivo é constituído de inúmeros tipos de células, como fibroblastos, macrófagos, mastócitos, adipócito e plasmócito, separadas por abundante matriz extracelular (MEC), produzida por elas. A MEC é formada por fibras (colágenas, elásticas e reticulares) e substância fundamental amorfa. Esta última se assemelha ao plasma sanguíneo, constituída por uma pequena porcentagem de proteínas plasmáticas de baixo peso molecular, as quais passam através da parede dos capilares para os tecidos adjacentes, como resultado da pressão hidrostática do sangue. As muitas funções e classificações do conjuntivo dependem amplamente das propriedades da MEC - que predomina na estrutura tecidual.

Fonte:

Ovalle, W. L.; Nahirney, P.C. Netter - Bases da Histologia. Edição Única. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

Tecido Conjunti...
Tecido Conjunti...
Tecido Conjunti...
Tecido Conjunti...
Ossificação End...
Tecido Conjunti...
Tecido Conjunti...
Tecido Conjunti...
Tecido Conjunti...
 
Exibir # 
 
 
Powered by Phoca Gallery


Fornecido por Joomla!. Designed by: joomla 1.5 themes php web hosting Valid XHTML and CSS.