Tecido Nervoso - Meninges

............................................................................................................Ribeiro, L.F.C.; De Quadros, Â.A.G.; Lima, B.; Brancalhão, R.M.C.; Kunz, R.I.¹

.........O sistema nervoso central é envolvido pelas meninges dura-máter, aracnoide-máter e pia-máter. Por ser mais espessa, a dura-máter é também chamada de paquimeninge, já as outras duas constituem a leptomeninge (meninge fina).

.........A dura-máter é a mais externa, formada por abundantes fibras colágenas que a tornam espessa e resistente. É ricamente vascularizada e, ao contrário das outras meninges, inervada. Como o encéfalo não possui terminações nervosas sensitivas, toda a sensibilidade intracraniana se localiza na dura-máter e nos vasos sanguíneos, sendo responsáveis, desse modo, pela maioria das dores de cabeça.

.........A superfície externa é revestida por um epitélio simples pavimentoso de origem mesenquimatosa. Sua porção espinal envolve toda a medula e continua cranialmente com a dura-máter craniana. Caudalmente, ela termina em um fundo-de-saco, ao nível da vértebra S2. Seus prolongamentos laterais embainham as raízes dos nervos espinais, em continuidade com o epineuro.

.........No encéfalo, a dura-máter é formada por dois folhetos - externo e interno -, dos quais apenas o interno continua com a dura-máter espinal. O folheto externo adere intimamente a lamina interna dos ossos do crânio e comporta-se como periósteo destes ossos, porém sem capacidade osteogênica, o que torna impossível a regeneração de perdas ósseas na abóboda craniana. O folheto interno, por sua vez, destaca-se do folheto externo em algumas regiões para formar pregas que dividem a cavidade craniana em compartimentos que se comunicam amplamente e abrigam as estruturas encefálicas.

.........Entre a dura-máter e o periósteo da coluna vertebral se forma o espaço peridural, que contém veias de parede muito delgada, tecido conjuntivo frouxo e tecido adiposo, sendo chamado de plexo venoso vertebral. Já entre a dura-máter e a aracnoide-máter não há espaço em condições normais. Porém, como é um local de fácil clivagem, ao se acumular sangue nessa região forma-se o espaço subdural.

.........A aracnoide-máter se dispõe entre a dura-máter e a pia-máter. Compreende um folheto justaposto à dura-máter e um emaranhado de trabéculas, as trabéculas aracnóideas, que unem este folheto à pia-máter. É formada por tecido conjuntivo sem vasos sanguíneos e suas superfícies são todas revestidas pelo mesmo tipo de epitélio simples pavimentoso, de origem mesenquimatosa, que reveste a dura-máter.

.........Entre a aracnoide-máter e a pia-máter encontra-se o espaço subaracnóideo, que contém uma quantidade razoável de líquido cerebroespinal, constituindo um colchão hidráulico que protege o sistema nervoso central contra traumatismos. Esse espaço comunica-se com os ventrículos cerebrais, mas não tem comunicação com o espaço subdural.

.........A pia-máter é a meninge mais delicada e mais interna. Sua superfície externa é revestida por células achatadas, originadas do mesênquima embrionário. É ricamente vascularizada e aderente ao tecido nervoso, embora não fique em contato direto com células ou fibras nervosas. Entre a pia-máter e os elementos nervosos situam-se os prolongamentos dos astrócitos, os quais se unem firmemente à face interna dessa meninge. Na medula espinal, penetra na fissura mediana anterior e caudalmente, após o cone medular, continua como um filamento esbranquiçado – o filamento terminal – até o hiato sacral.

 

Bibliografia utilizada:

MACHADO, A.; HAERTEL, L. M. Neuroanatomia Funcional 3 ed. São Paulo: Ateneu, 2014.

JUNQUEIRA, L. C.; CARNEIRO, J. Histologia básica 10 Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan S.A., 2004.


¹ Como citar:

  • Nas referências: RIBEIRO, L.F.C.; DE QUADROS, Â.A.G.; LIMA, B.; BRANCALHÃO, R.M.C.; KUNZ, R.I. Tecido nervoso, 2016. Disponível em: . Acesso em: 16 de jul. 2016. (conforme data de acesso ao site);
  • No texto: Ribeiro et al. (2016) ou (RIBEIRO et al., 2016).
Meninges 4x
Meninges 4x
Image Detail
Meninges 10x
Meninges 10x
Image Detail
Meninges 20x
Meninges 20x
Image Detail
Meninges 40x
Meninges 40x
Image Detail
Meninges 100x
Meninges 100x
Image Detail
Meninges 4x Ouro
Meninges 4x Our...
Image Detail
Meninges 10x Ouro
Meninges 10x Ou...
Image Detail
 
Exibir # 
 
 
Powered by Phoca Gallery


Fornecido por Joomla!. Designed by: joomla 1.5 themes php web hosting Valid XHTML and CSS.