Tecido Nervoso - SNP

............................................................................................................Ribeiro, L.F.C.; De Quadros, Â.A.G.; Lima, B.; Brancalhão, R.M.C.; Kunz, R.I.¹

.........Os nervos, gânglios, terminações nervosas e receptores representam as estruturas do Sistema Nervoso Periférico – SNP. Por meio deles o Sistema Nervoso Central recebe informações sobre o próprio corpo (proprioceptores e visceroceptores) e sobre o ambiente que o cerca (exteroceptores) e envia respostas às estruturas efetoras (músculo liso, estriado esquelético e estriado cardíaco e glândulas).

....

Nervos Periféricos

.........São feixes ou fascículos contendo muitas fibras nervosas (axônios), cujos corpos celulares de seus neurônios se encontram no sistema nervoso central ou nos gânglios no sistema nervoso periféricos. Nos nervos podem ocorrer combinações de fibras eferentes (motoras), aferentes (sensitivas) que podem ser mielínicas e amielínicas.

.........As fibras mielínicas são aquelas em que a célula de Schwann envolve várias vezes o axônio de um neurônio, formando a bainha de mielina. Já nas amielínicas a célula de Schwann envolve uma única vez o axônio e não forma a bainha de mielina; nesse último caso, a célula de Schwann envolve vários axônios ao mesmo tempo.

.........Os nervos e as fibras nervosas são revestidas por tecido conjuntivo formando várias camadas.  São elas epineuro, perineuro e endoneuro. Dentre as túnicas de tecido conjuntivo, o epineuro é a camada mais externa, envolvendo todo o nervo.  É constituído de tecido conjuntivo denso modelado, rico em vasos sanguíneos e composto por colágeno tipo I e fibroblastos. O perineuro reveste cada fascículo nervoso e é derivado de invaginações do epineuro. É formado por camadas concêntricas de fibroblastos envolvidos por lâmina basal e unidos por junções de oclusão (barreira hemato-nervosa). O endoneuro rodeia cada fibra nervosa. É constituído por tecido conjuntivo frouxo produzido pelas células de Schwann, composto por colágeno reticular (tipo III) e alguns poucos fibroblastos. Também possui capilares em seu interior, os quais são revestidos por endotélio -  não fenestrado, unido por junções de oclusão.

.........Cada fibra nervosa é formada por um axônio, que é observado com coloração rósea pela técnica HE devido ao seu eixo de neurofilamentos; e pela bainha de mielina, a qual envolve o axônio e apresenta-se como um espaço branco (pois a mielina é perdida no processamento histológico do material). O diâmetro pode variar de uma fibra para outra devido à espessura dos axônios e pela presença das células de Schwann – responsáveis pela formação da bainha de mielina no SNP.

.........No corte longitudinal, é possível observar que as fibras possuem um trajeto ondulado, o que permite a distensão do nervo durante os movimentos do corpo. Também é possível visualizar núcleos das células de Schwann e fibroblastos. A maioria dos núcleos são das células de Schwann (mais numerosas) e das células endoteliais.

.........Os nervos podem ser divididos dependendo de sua origem: os que se conectam diretamente ao encéfalo são chamados de nervos cranianos, constituindo 12 pares; já os que se conectam à medula espinal são chamados de nervos espinais e constituem 31 pares.

¹ Como citar:

  • Nas referências: RIBEIRO, L.F.C.; DE QUADROS, Â.A.G.; LIMA, B.; BRANCALHÃO, R.M.C.; KUNZ, R.I. Tecido nervoso, 2016. Disponível em: <http://projetos.unioeste.br/projetos/microscopio/>. Acesso em: 16 de jul. 2016. (conforme data de acesso ao site);
  • No texto: Ribeiro et al. (2016) ou (RIBEIRO et al., 2016).

 

Nervos Craniano...
Nervos Espinais
Gânglios
 
Exibir # 
 
 
Powered by Phoca Gallery


Fornecido por Joomla!. Designed by: joomla 1.5 themes php web hosting Valid XHTML and CSS.