Home Histologia Tecido Epitelial Glandular Gl. Tub. Simples Enovelada - Gl. Sudorípara
Gl. Tub. Simples Enovelada - Gl. Sudorípara - Gl. Tubular Simples Enovelada - Gl. Sudorípara

................................................................................................................Torquatto, E.F.B.; Lima, B.; Brancalhão, R.M.C.; Guedes, N.L.K.O.¹

.........A porção secretora da glândula tubular simples enovelada é composta por um tipo de epitélio simples cúbico circundado por células mioepiteliais. Os prolongamentos citoplasmáticos dessas células mioepiteliais envolvem o túbulo secretor e auxiliam na espremedura do fluído para dentro dos ductos.

.........O ducto glandular é formado por um epitélio estratificado cúbico, cujas células são menores do que as unidades secretoras. Nos cortes histológicos, os ductos são sempre mais escuros do que as unidades secretoras.

.........São exemplos de glândula tubular simples enoveladas, as glândulas sudoríparas. Um subtipo dessas glândulas – as glândulas sudoríparas écrinas - são as mais numerosas glândulas no corpo, e elas são extensamente distribuídas.

¹ Como citar:

  • Nas referências: TORQUATTO, E.F.B.; LIMA, B.; BRANCALHÃO, R.M.C.; GUEDES, N.L.K.O. Tecido epitelial, 2016. Disponível em: . Acesso em: 16 de jul. 2016. (conforme data de acesso ao site);
  • No texto: Torquato et al. (2016) ou (TORQUATO et al., 2016).
 
Exibir # 
 
 
Powered by Phoca Gallery


Fornecido por Joomla!. Designed by: joomla 1.5 themes php web hosting Valid XHTML and CSS.