Basófilos - Basófilos

...................................................................................................................................Beu, C.C.L.; Guedes, N.L.K.O.; De Quadros, Â.A.G.¹

.........Os basófilos são os leucócitos menos numerosos, constituindo, aproximadamente, 2% do leucócitos do sangue e, por isso, são difíceis de serem observados nos esfregaços de sangue. O núcleo do basófilo é volumoso, retorcido e irregular além de, muitas vezes, estar encoberto pelos grânulos abundantes que preenchem o citoplasma. A denominação de basófilos deve-se ao fato de que seus grânulos coram-se por corantes básicos.

.........Os grânulos dos basófilos são metacromáticos, maiores do que dos outros granulócitos e contêm: enzimas hidrolíticas, fatores quimiotáticos para neutrófilos e eosinófilos, heparina, histamina, e substância de reação lenta; os dois últimos são substâncias vasoativas que promovem vasodilatação, principalmente.

.........Os basófilos possuem, na membrana plasmática, receptores para ligação à imunoglobulina E (IgE); em exposições subsequentes ao alérgeno, ocasiona a liberação dos agentes vasodilatadores de seus grânulos e ocorrem os fortes distúrbios vasculares associados à hipersensibilidade e à anafilaxia.

 

¹ Como citar:

  • Nas referências: BEU, C.C.L.; GUEDES, N.L.K.O; DE QUADROS, Â.A.G. Tecido conjuntivo, 2017. Disponível em: . Acesso em: 03 de mar. 2017. (conforme data de acesso ao site);
  • No texto: Beu et al. (2017) ou (BEU et al., 2017).
Basófilo 100x
Basófilo 100x
Image Detail
Basófilo 100x (2)
Basófilo 100x (...
Image Detail
Basófilo 100x (3)
Basófilo 100x (...
Image Detail
Basófilo 100x (4)
Basófilo 100x (...
Image Detail
 
Exibir # 
 
 
Powered by Phoca Gallery


Fornecido por Joomla!. Designed by: joomla 1.5 themes php web hosting Valid XHTML and CSS.