Home Histologia Tecido Conjuntivo Especializado Ósseo Sistemas de Lamelas - Osso Desgastado
Sistemas de Lamelas - Osso Desgastado - Sistema de Lamelas - Osso Desgastado

.........O osso mineralizado é duro e dificulta a obtenção de lâminas histológicas sem fazer descalcificação. Uma forma de obter secções de ossos para estudar a matriz óssea é uma técnica especial na qual os cortes de osso são obtidos por desgaste. Secções obtidas por desgaste permitem estudar as lacunas e canalículos da matriz, mas não preserva as células. Para estudar as células, outro tipo de preparação deve ser feita com um agente que promova a descalcificação da matriz óssea, após fixação em solução fixadora comum. Em seguida, a amostra poderá ser preparada segundo a rotina histológica para obtenção de secções nas quais as células possam ser estudadas.

.........O tecido ósseo pode ser classificado em compacto e esponjoso quando se faz a observação macroscópica (sem utilização de microscópio) em ossos secos seccionados. O tecido ósseo compacto tem aparência mais sólida, sem espaços ou cavidades visíveis, enquanto que no esponjoso, há numerosos espaços separados por trabéculas. A classificação em compacto e esponjoso do osso é apenas macroscópica, porque as trabéculas ósseas do osso esponjoso e o osso compacto têm a mesma estrutura histológica básica.

.........Além de poderem ser distinguidos pelo aspecto macroscópico, os tecidos ósseo compacto e ósseo esponjoso também são diferenciados por suas localizações nos ossos. Em geral, a superfície mais externa dos ossos é de tecido ósseo compacto que reveste o tecido ósseo esponjoso. Em ossos longos, o corpo do osso ou diáfise (parte tubular entre as extremidades do osso) é quase que completamente formado por tecido ósseo compacto com pequena quantidade de osso esponjoso internamente que delimita o canal medular. Nas extremidades dos ossos longos (epífises), há predomínio de tecido esponjoso revestido por fina camada de osso compacto.

.........O canal medular e as cavidades do osso esponjoso contém medula óssea que pode ser amarela ou vermelha (hematógena). Ao nascimento a medula óssea é vermelha porém com o avanço da idade, a medula óssea amarela substitui a medula vermelha que nos adultos permanece apenas nas epífises proximais dos ossos longos, osso esterno, no corpo das vértebras e na parte ilíaca do osso do quadril.

.........Em relação à organização histológica, o tecido ósseo pode ser classificado em primário (imaturo) ou secundário (lamelar ou maduro). Ambos têm as mesmas células e mesma constituição da matriz mas diferem no aspecto devido à organização das fibras colágenas, que no tecido ósseo primário dispõem-se irregularmente e sem orientação definida. Esta disposição das fibras colágenas dá aparência fasciculada ao tecido ósseo primário.

.........O tecido ósseo primário é o tecido formado no esqueleto do feto em desenvolvimento e, também, na reparação de fraturas. O osso imaturo contém relativamente mais células por unidades de área, as quais não apresentam organização definida em relação às lamelas. Outra diferença é a maior quantidade de substância fundamental no tecido ósseo primário. O tecido ósseo primário ocorre regularmente em adultos nos locais de remodelação óssea, nos alvéolos da cavidade oral de adultos e nos locais onde os tendões inserem-se nos ossos.

.........O tecido ósseo secundário ocorre na maioria dos ossos compacto e esponjoso de adultos. No tecido ósseo secundário as fibras colágenas organizam-se em lamelas dispostas paralelas umas às outras ou em camadas concêntricas ao redor de vasos, em canais que formam os sistemas de Havers ou ósteons. Os osteócitos ficam em lacunas que, geralmente, estão localizadas em lamelas. Nas lamelas as fibras colágenas estão dispostas paralelas umas em relação às outras. Além do sistema de Havers, na diáfise dos ossos longos, há lamelas circunferenciais externas, circunferenciais internas e intermediárias.

.........O sistema de Havers tem a forma de um cilindro constituído por camadas concêntricas de lamelas; no centro desse sistema há um canal, revestido por endósteo, denominado canal de Havers que contém vasos e nervos. O sistema formado pelos canalículos originados nas lacunas abre-se no canal de Havers, os quais comunicam-se entre si, com o canal medular e com a superfície externa do osso através dos canais de Volkmann. Estes últimos são canais vasculares, transversais ou oblíquos, que atravessam as lamelas ósseas e podem ser diferenciados dos canais de Havers por não ter lamelas concêntricas.

.........As lamelas circunferenciais internas ficam em contato com o endósteo e circundam o canal medular. Enquanto que as lamelas circunferenciais ficam próximas ao periósteo.  Já as lamelas intermediárias são formadas por grupos irregulares de lamelas resultantes de restos de sistemas de Havers destruídos durante o crescimento e na remodelação óssea.

Tecido Conjuntivo Especial - Osso Desgastado - Fêmur 4x
Tecido Conjunti...
Image Detail
Tecido Conjuntivo Especial - Osso Desgastado - Fêmur 10x
Tecido Conjunti...
Image Detail
Tecido Conjuntivo Especial - Osso Desgastado - Fêmur 20x
Tecido Conjunti...
Image Detail
Tecido Conjuntivo Especial - Osso Desgastado - Fêmur 20x (2)
Tecido Conjunti...
Image Detail
Tecido Conjuntivo Especial - Osso Desgastado - Fêmur 40x
Tecido Conjunti...
Image Detail
Tecido Conjuntivo Especial - Osso Desgastado - Fêmur 40x (2)
Tecido Conjunti...
Image Detail
Tecido Conjuntivo Especial - Osso Desgastado - Fêmur 40x (3)
Tecido Conjunti...
Image Detail
Tecido Conjuntivo Especial - Osso Desgastado - Fêmur 40x (4)
Tecido Conjunti...
Image Detail
Tecido Conjuntivo Especial - Osso Desgastado - Fêmur 40x (5)
Tecido Conjunti...
Image Detail
Tecido Conjuntivo Especial - Osso Desgastado - Fêmur 40x (6)
Tecido Conjunti...
Image Detail
Tecido Conjuntivo Especial - Osso Desgastado - Fêmur 40x (7)
Tecido Conjunti...
Image Detail
Tecido Conjuntivo Especial - Osso Desgastado - Fêmur 100x
Tecido Conjunti...
Image Detail
Tecido Conjuntivo Especial - Osso Desgastado - Fêmur 100x (2)
Tecido Conjunti...
Image Detail
Tecido Conjuntivo Especial - Osso Desgastado - Fêmur 100x (3)
Tecido Conjunti...
Image Detail
Tecido Conjuntivo Especial - Osso Desgastado - Fêmur 100x (4)
Tecido Conjunti...
Image Detail
Tecido Conjuntivo Especial - Osso Desgastado - Fêmur 100x (5)
Tecido Conjunti...
Image Detail
Tecido Conjuntivo Especial - Osso Desgastado - Fêmur 100x Lamela
Tecido Conjunti...
Image Detail
 
Exibir # 
 
 
Powered by Phoca Gallery


Fornecido por Joomla!. Designed by: joomla 1.5 themes php web hosting Valid XHTML and CSS.