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05 de May de 2008

GRUPO DE PESQUISA LINGUAGEM, CULTURA E ENSINO

LINHA DE PESQUISA: Linguagem: Práticas Linguísticas, Culturais e de Ensino


PROJETOS

PROJETO: Diversidade bilíngue e bidialetal em contextos socioculturais diversos

PESQUISADORA: Profa. Dra. Clarice Nadir von Borstel

RESUMO: Esta pesquisa levará em conta, em primeiro lugar, questões de entendimento do bilinguismo e o bidialetalismo no contexto societal e escolar, em algumas comunidades de fala, em regiões do Estado do Paraná, sobre os fatores do mito da democracia étnica/cultural e de identidade. Por conseguinte, a Constituição Federal de 1988, inclui, no currículo oficial da Rede de Ensino, os aspectos sociais e plurilíngues da temática história, identidade e cultura no país. Assim, observar-se-ão os estudos da Etnografia da Comunicação e da Etnografia Escolar. Em segundo lugar, apresentar a visão crítica da necessidade de estratégias para estudos de línguas para o ensino, com base em estudos sobre o multiculturalismo crítico. Em terceiro lugar, focalizar os resultados da análise dos dados empíricos coletados nas comunidades de falas alóctones e de fronteiras (linguagem interétnica do português-alemão Brasildeutsch; do falar português-italiano Talian e do falar português-espanhol portunhol), analisando e interpretando traços de alternâncias fônicas, transferências gramaticais e lexicais, bem como as situações de alternância de código (code switching), conforme estratégias de interação usadas pelos falantes bilíngues, com relação aos condicionamentos gramaticais, sócio-pragmáticos em situações enunciativas, sob uma concepção teórica da sociolinguística, da pragmática e da cultura. Em quarto lugar, apresentam-se a descrição e interpretação dos fenômenos de usos de línguas em e de contato linguísticos; sugestões de aplicabilidade do tema no nível micro-escolar, como também identificar e analisar as abordagens dadas sobre estudos socioculturais em línguas estrangeiras no ensino.

 

PROJETO: A linguagem escrita alemã em lápides de cemitério

PESQUISADORA: Profa. Dra. Clarice Nadir von Borstel

RESUMO: A presente pesquisa tem como objetivo fotografar, analisar e refletir sobre a linguagem escrita alemã, utilizada em lápides no Cemitério Municipal de Marechal Cândido Rondon, Paraná, de imigrantes e seus descendentes que moravam e morreram na comunidade em diferentes períodos. Pretende-se observar as representações culturais a partir das relações que esses tiveram com relação a espaço/história/imagem, tornar interpretativo o documento iconográfico escolhido: a fotografia da lápide sobre a língua escrita alemã nesta comunidade, quando há falantes que utilizam um bilinguismo relativo e/ou situacional. Assim como também, os fatos enquanto prática sócio histórica e societal representados nas lápides no Cemitério Municipal, como elementos decisivos na constituição da língua, cultura, identidade onomástica e do uso da língua alemã representada, semanticamente, simbolizado na linguagem escrita de uma forma discursiva. Neste estudo, abordar-se-ão os diferentes aspectos utilizados na escrita alemã pelos familiares, sobre a relação do uso da linguagem com a história e os aspectos identitários e societal. Esta investigação traz estudos específicos de usos linguísticos (do léxico com informações morfossintáticas e semântico-pragmáticas), da história do saber no tempo e no espaço identitário das marcas linguísticas e da criação da linguagem nas lápides. Espera-se com esta aborda-gem linguística de documentos iconográficos: a fotografia possa contribuir para uma reflexão, tanto teórica quanto metodológica, no que diz respeito à descrição da escrita alemã na sua relação com os fatos sócio históricos, societais e geográficos.

 

PROJETO: Multiletramentos e Novos Letramentos na Formação de Professores de Línguas

PESQUISADORA: Profa. Dra. Aparecida de Jesus Ferreira

RESUMO: Este projeto de pesquisa pretende ter como resultado o desenvolvimento de reflexões teórico-práticas sobre multiletramentos e às questões de formação de professores de línguas. Reflexões sobre letramento crítico letramento crítico (KNOBEL E LANKSHEAR, 2007; PENNYCOOK, 2001),  e multiletramentos (STREET, 2003, 2005; MOITA LOPES, 2010) envolvendo a questão de formação de professores estão relacionados e mostram-se relevantes, uma vez que são os professores que ao trabalhar com seus alunos em sala de aula que levarão em consideração as práticas sociais e os contextos sociais dos alunos existentes no ambiente escolar (FERREIRA, 2006; MOITA LOPES, 2003; BAUMAN, 2005). Considerando que o letramento crítico e multiletramentos estão relacionados, concordo com Moita Lopes (2010, p. 398) quando menciona que “Os textos no mundo dos multiletramentos em que estamos vivendo passaram a ser construídos de formas inovadoras nas telas dos computadores, nos quais convergem no desktop do computador, ao se apertar uma tecla, ferramentas complexas, que são facilmente acessíveis tais como aquelas que possibilitam operar simultaneamente com imagens, sons, músicas, cores, vídeos, textos escritos etc.”. É necessário entender que a formação de professores de línguas necessita estar tratando dessas questões para que tenhamos uma educação que reconheça as várias identidades existentes em sala de aula e que estão em contato com esses novos letramentos, sejam eles, estar capacitado a entender criticamente textos midiáticos e outros textos, leitura e acesos a textos impressos ou não, domínio de novas tecnologia e gerenciamento de informações (OLIVEIRA, 2007). Nessa pesquisa são considerados trabalhos que abordam as questões de letramento crítico e multiletramentos e as implicações para a formação de professores, bem como questões acerca de políticas educacionais. Desta forma, os cursos de formação de professores de línguas é uma das arenas em que os temas sobre novos letramentos podem e devem ser discutidas, para que tenhamos professores melhores capacitados e críticos a fim de formar cidadãos/ãs mais críticos. Sendo assim, tornam-se necessário estar discutindo questões que apontem possíveis formas de interação que entre professor e alunos e que inclua os novos letramentos que podem estar presentes dentro e fora do sistema escolar.

 
 

PROJETO: Volkslieder: aspectos linguísticos, socioculturais e identitários de músicas populares alemãs no sul do Brasil

PESQUISADOR: Prof. Dr. Ciro Damke

RESUMO: Definimos o Brasil como um país plurilíngue e multicultural. Devido à participação de diversas raças na sua formação étnica, linguística e cultural, este é reconhecido por sua diversidade linguística e cultural. Napolitano (2005, p. 7) o chama de grande mosaico nacional onde os vários brasis se encontram. Estes vários brasis são as diversas culturas que formam a chamada cultura nacional, nestas, além de outras, incluem-se a língua e cultura alemãs. Darcy Ribeiro (2000, p. 20) destaca a convivência harmoniosa das diversas etnias com suas características próprias que formam este mosaico. O corpus deste estudo são Volkslieder  (músicas populares alemãs) trazidas pelos imigrantes europeus a partir de 1824 e ainda hoje cantadas no sul no Brasil, principalmente no oeste do Paraná. O objeto específico será fazer uma análise dos aspectos linguísticos, socioculturais e identitários das músicas mais cantadas. Para isso as músicas serão classificadas e analisadas de acordo com eixos temáticos tais como: Heimat (terra natal), Wanderlust (espírito de aventura), Jugend (juventude), sentimentos de amor e paixão, aspectos regionais etc. Como partimos do princípio, conforme Damke (2009, p. 2), que a língua e cultura são partes integrantes da própria pessoa, da própria identidade do ser humano, pretendemos investigar, também, o motivo por que os falantes/cantores preferem certas músicas e certos temas ao invés de outros, ou, segundo Certeau (2005, p. 9), qual o significado que as músicas têm para quem as canta. Pretendemos investigar se as músicas são escolhidas de forma aleatória, ou se por detrás dos textos, no dizer de Bakhtin (2008, p.385), há pessoas e fatos reais. Os levantamentos serão feitos com em torno de 12 pessoas/cantores do Município de Missal, no oeste do Paraná. Este município foi escolhido como local dos levantamentos porque foi colonizado por descendentes de imigrantes alemães vindos do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, falam ainda hoje a língua alemã e praticam a cultura alemã com bastante intensidade, por isso, no nosso entender, local adequado para a realização da presente pesquisa. As análises e conclusões desta pesquisa serão apresentadas em eventos de natureza técnico-científica e publicadas em forma de artigos/textos impressos.

 
 

PROJETO: Concepção, estudos e produção de recursos educacionais impressos e digitais

PESQUISADORA: Profa. Dra. Beatriz Helena Dal Molin

RESUMO: O projeto Concepção, estudos e produção de recursos educacionais impressos e digitais tem como objetivos atender às necessidades de pesquisa e produção orientada de recursos educacionais em formato impresso e digital, com vista à inclusão digital de professores das universidades parceiras (UNIOESTE/UFSC/UFGD), de pós-graduandos e graduandos de áreas afins, de pesquisadores e de professores em situação de aldeamento e atendimento à comunidades indígenas das regiões oeste e sudoeste do Paraná e Sul do Mato Grosso, mais especificamente a região de  Dourados,  tendo em vista o entendimento de que faz-se urgente e necessário suprir a ausência de recursos educacionais digitais e impressos para as mais diversas áreas do conhecimento, com ênfase na  pesquisa, concepção e produção de recursos para as escolas de Educação Básica, Ensino Superior e Educação Escolar Indígena. Ocupa-se, ainda, o presente projeto de aprimorar os conhecimentos epistemológicos  dos pesquisadores envolvidos, no sentido de gerenciarem harmoniosamente as questões didático-pedagógicas com as questões de emprego das tecnologias, em termos da concepção, elaboração e validação dos recursos educativos digitais e impressos de acordo com as diretrizes curriculares e projetos políticos pedagógicos de cada área enfocada.

 

PROJETO: Estudos Científicos de Textos: Ações e Reflexões com Fins Didático-Metodológicos para o Trabalho com os Gêneros Textuais

PESQUISADORA: Profa. Dra. Terezinha da Conceição Costa-Hübes

RESUMO: A atividade de leitura e de produção de texto, no ensino da Língua Portuguesa, por mais que venha sendo discutida há quase três décadas, ainda não se consolidou como uma necessidade para a aprendizagem da leitura e da escrita. O texto, em muitas situações, ainda é abordado apenas como forma e estrutura para o ensino da leitura ou da gramática. Quando a produção de textos acontece, nem sempre há um interlocutor definido, ou seja, a compreensão da linguagem como forma de interação, e da escola como o lugar onde se deveria desenvolver a competência linguística do aluno ainda não está sistematizada. Por isso, ao se trabalhar com práticas de produção escrita,  despontam-se inúmeras questões: o que fazer com o texto produzido pelo aluno? Como ler, corrigindo esse texto? Que atividades poderiam ser desenvolvidas em função do texto produzido? Como encaminhar a prática da reescrita? Ela é importante? Necessária? O que é análise linguística? É possível desenvolvê-la com os alunos? Na verdade, sabemos que muitas teorias discutem e até respondem essas questões, porém, nem sempre elas chegam até o professor (a sala de aula) como realmente deveriam chegar, ou seja, com clareza, reflexões, discussões e entendimento. Conhecendo essa realidade do ensino da Língua Portuguesa, o que propomos é criar um espaço para ampliar as pesquisas voltadas para o ensino, dentro de uma perspectiva sociointeracionista da linguagem, sustentadas nos pressupostos teóricos de Vygotsky (1984, 1988, 1989) e de Bakhtin (1988, 1992), reconhecendo os gêneros discursivos/textuais como objeto de ensino da Língua Portuguesa. Partindo desse pressuposto, pretendemos desenvolver pesquisas etnográficas voltadas às aulas de Língua Portuguesa, com o intuito de envolver o pesquisador diretamente com o ensino, refletindo essa realidade e propondo modificações, se necessárias forem.

 

PROJETO: Formação continuada para professores da Educação Básica nos anos iniciais: ações voltadas para a alfabetização em municípios com baixo IDEB da região Oeste do Paraná

PESQUISADORA: Profa. Dra. Terezinha da Conceição Costa-Hübes

RESUMO: Este projeto faz parte de um Núcleo de Pesquisa vinculado ao Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Letras  com área de concentração em Linguagem e Sociedade, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná UNIOESTE, articulando-se a partir da temática FORMAÇÃO CONTINUADA de professores da Educação Básica anos iniciais, da região Oeste do Paraná, focalizando, especificamente, municípios que apresentaram índices abaixo de 5,0 na avaliação do INEP/SAEB. Aprovado e financiado pela CAPES/INEP, conforme o Edital 038/2010 do Observatório Educacional, o que se pretende é, inicialmente, aprofundar conhecimentos teóricos com os professores, em alfabetização e letramento, envolvendo Língua, Matemática e Iniciação às Ciências para, posteriormente, elaborar Caderno(s) Pedagógico(s) conjuntamente com os professores, os quais, por meio de atividades direcionadas a alunos dos anos iniciais 1º ao 5º anos representem os conhecimentos teóricos adquiridos. Acredita-se que com o propósito da formação continuada em foco, aliada à produção de material de apoio didático e às ações investigativas da política educacional de cada município, relacionando-as com o processo de ensino-aprendizagem, poder-se-á realmente contribuir com a promoção de melhores índices de desenvolvimento educacional dos municípios participantes do processo de investigação, além de coletar dados sobre as políticas públicas voltadas à formação continuada de docentes nos municípios envolvidos nesta pesquisa, que servirão para implementar bancos de dados para novas pesquisa no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras da Unioeste e de outras IES, uma vez que o resultado desta poderá ser disponibilizado em sites do Programa e do Observatório da Educação com acesso irrestrito.

 

PROJETO: Plurilinguismo/pluriculturalismo em cenários transfronteiriços: as políticas linguísticas e a formação de professores pré e em serviço

PESQUISADORA: Profa. Dra. Maria Elena Pires Santos

RESUMO: Considerando a complexidade lingustica, cultural e social nos cenários transfronteiriços e, consequentemente, seus reflexos no contexto escolar, bem como a importância crescente do incentivo ao multilinguismo/multiculturalismo no mundo globalizado, o objetivo do presente projeto é investigar, nas práticas discursivas, como são construídas as linguagens híbridas e as representações dos bilíngues, levando em conta suas implicações culturais, sociais e educacionais, com a finalidade de contribuir para a Formação do Professor e para a elaboração de propostas Políticas Linguísticas e Políticas Educacionais para estes cenários. Além disso, poderão ser incentivadas pesquisas nesta área nos cursos de graduação com Iniciação Científica, na Especilização Lato Sensu e nos PPGLs e Proramas Interdisciplinares, da Unioeste, em que  o proponente atua como docente. Seguindo uma perspectiva interpretativista/qualitativa (Erickson, 1985, 1988, 1989) e situando-se em uma vertente da Linguística Aplicada (Cavalcanti, 1999; 2006; Moita Lopes, 1999, 2003, 2006, entre outros) e da Sociolinguística Crítica/Etnografia Sociolinguística (Heller, 2000), a geração de registros se efetuará pela observação na sala de aula e no entorno social, elaboração de diário de campo, gravações em áudio/vídeo, entrevistas não estruturadas, levantamento de documentos, narrativas dos participantes. A abordagem das questões relacionadas ao multilinguismo/multiculturalismo na fronteira poderá contribuir para que as diferenças não sejam vistas como ameaça, bem como poderá contribuir para a discussão/elaboração de políticas linguísticas, políticas educacionais e para a Formação Continuada dos Professores em contextos de fronteira.

 

PROJETO: Novas tecnologias na educação: análise de sites para ensino-aprendizagem de Espanhol como Língua Estrangeira

PESQUISADORA: Profa. Dra. Greice da Silva Castela

RESUMO: Neste projeto de pesquisa, que se insere na modalidade B2 do edital 05/2011 do PROGRAMA UNIVERSAL DE PESQUISA BÁSICA E APLICADA / FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA, propomo-nos a realizar um levantamento de sites úteis para o ensino de Espanhol como Língua Estrangeira (E/LE), por meio de seleção, descrição e análise de sites, à luz da revisão bibliográfica realizada. Os objetivos do projeto consistem em: Mapear sites úteis e adequados ao ensino e a aprendizagem de espanhol como língua estrangeira no Brasil; Contribuir para a formação inicial e continuada, de docentes e acadêmicos de graduação e pós-graduação da UNIOESTE e professores de língua espanhola da Educação Básica, na área das novas tecnologias da informação e comunicação (TICs) na educação, contemplando a relação entre teoria e prática dessa temática; Contribuir para o estabelecimento de parcerias entre pesquisadores de diferentes grupos de pesquisa voltados para compreensão leitora em língua espanhola e/ou ao uso das TICs no ensino de língua estrangeira e Socialização dos resultados da pesquisa. Essa investigação se justifica pela relevância e utilidade para docentes da área de língua espanhola, visto que servirá de consulta para implementação de atividades disponíveis na Internet nas aulas, pois há uma imensa quantidade de sites, com diversos tipos de materiais e atividades disponíveis, voltados para o ensino de espanhol na Internet, mas que ainda não são muito conhecidos e/ou que não foram analisados ainda e, muitas vezes, os docentes se sentem desorientados em meio ao enorme número de direções eletrônicas que aparecem ao utilizarem um buscador eletrônico para localizar sites que colaborem para seu trabalho pedagógico, pois falta no mercado um catálogo descritivo que contribua para que os docentes localizem com rapidez sites com recursos hipermídia (vídeo, imagens, sons, animações) e interativos e atividades de cunho comunicativo e discursivo. A metodologia do projeto consiste em: revisão bibliográfica, fichamentos e discussões sobre os documentos norteadores para o ensino de línguas estrangeiras no Brasil, recursos multimídia, Internet na Educação, abordagens de leitura e modelos de letramento, hipertexto, leitura hipertextual, influência do suporte na leitura e o papel dos links na leitura on-line, utilização do computador e da Internet na aula, o novo paradigma da educação e o papel do docente, do discente e da tecnologia neste contexto e os processos de avaliação e produção de materiais; elaboração de um catálogo de sites úteis e adequados ao ensino e a aprendizagem de E/LE no Brasil  por meio da seleção, descrição e análise de textos, recursos e atividades presentes em sites voltados para o ensino de E/LE; elaboração de artigos científicos com os resultados do projeto,  apresentação em eventos técnico-científicos e publicação em anais de eventos ou em periódicos. As outras etapas paralelas as demais serão: a visitação a dois grupos de pesquisa brasileiros voltados para as temáticas especificadas e o recebimento da visita de dois professores pesquisadores (um de cada grupo de pesquisa a ser contactado) e a realização de Ciclo de debates sobre “TICs na Educação”, para docentes e acadêmicos da UNIOESTE e professores de língua espanhola da Educação Básica, de forma a contribuir com a formação de recursos humanos, integrando teoria e prática e a elaboração de um blog para o projeto de pesquisa, que será alimentado com informações ao longo do desenvolvimento deste e no qual será disponibilizado o catálogo de sites para os docentes de E/LE terem acesso.  Os resultados esperados para o projeto são: Dar a conhecer aos docentes, um catálogo, descritivo e analítico, de sites úteis e adequados para o ensino e a aprendizagem de Espanhol como Língua Estrangeira para alunos brasileiros, a fim de auxiliá-los a localizarem endereços eletrônicos com recursos hipermídia e com atividades que contribuam para os processos de ensino e aprendizagem; Apresentações em eventos técnico-científicos, artigos publicados em anais de eventos e/ou periódicos e criação de um blog para divulgação do projeto de pesquisa e seus resultados; Fortalecimento mútuo de grupos de pesquisa, por meio de visitas e reuniões de trabalho nossa a dois grupos de pesquisa brasileiros voltados para as temáticas especificadas e da visita de dois professores pesquisadores na Unioeste, de modo a conhecer os projetos de pesquisa que vem sendo desenvolvidos na área, dar a conhecer nosso projeto, participar do Ciclo de debates e estabelecer possibilidades de trabalho conjunto; Iniciação à pesquisa dos bolsistas do projeto relacionando teoria e prática; Possível realização de trabalhos de conclusão de curso voltados para a temática de nossa pesquisa, uma vez que a monografia é obrigatória para os formandos do curso de Letras da UNIOESTE e os bolsistas do projeto podem aproveitar suas leituras e vivências como bolsistas de iniciação científica para a realização desta; Capacitação inicial e continuada de docentes de E/LE para trabalhar com recursos e sites disponíveis na Internet, por meio do Ciclo de Debates a ser realizado.

 


GRUPO DE PESQUISA LINGUAGEM E SOCIEDADE

LINHA DE PESQUISA: Estudos da Linguagem: Descrição dos Fenômenos Linguísticos, Culturais, Discursivos e de Diversidade


PROJETOS

PROJETO: Aplicação e Reflexão Teórica na Sala de Aula: Análise Linguística como Suporte Para a Produção de Textos de Alunos de uma Escola Pública do Estado do Paraná

PESQUISADORA: Profa. Dra. Aparecida Feola Sella

RESUMO: O presente projeto de pesquisa tem como objetivo motivar a produção escrita de alunos do ensino fundamental da rede pública do município de Cascavel, Estado do Paraná, considerando-se recorrentes evidências com relação a problemas de desempenho dos alunos, percebidas inclusive em provas de redação do vestibular. Para o desenvolvimento da pesquisa, considera-se a descrição do funcionamento dos processos de coordenação e subordinação como estratégias discursivas, as quais devem ser ensinadas como dispositivos básicos para a composição do texto propriamente dito, o que se justifica diante da necessidade de concretizar o ensino sistematizado dos elementos linguísticos, como artifícios de coesão e coerência, orientação essa que consta das Diretrizes Curriculares da Educação Básica do Estado do Paraná. Para tanto, conceitos teóricos que embasam as noções já aludidas serão adaptados para elaboração, planejamento e aplicação do conteúdo em sala de aula, de tal modo que sejam colhidas redações para análise e diagnóstico. Por se tratar de abordagem qualitativa, será aplicada adaptação teórica ao encaminhamento da produção de texto e ainda serão aplicadas entrevistas semiestruturadas à professora regente e aos alunos do 9º período da Escola São João, município de Cascavel. Espera-se que a participação direta da pesquisadora em sala de aula motive produções escritas bem formuladas, o que será verificado pela equipe que irá trabalhar no projeto. Essa intervenção na escola segue principalmente encaminhamentos teóricos sobre a constituição do texto argumentativo, os quais permitem elaborar a aplicação ao ensino da produção de texto. Espera-se poder contribuir com pesquisas que reflitam não somente preocupação com o funcionamento da linguagem, mas, em particular, com a própria a metodologia do ensino da produção textual.

 
 

PROJETO: Especificação, Modelagem e Implementação de um Sistema para Simplificação de Textos

PESQUISADOR:Prof. Dr Jorge Bidarra

RESUMO: Tanto no Brasil como em outros países, desenvolvidos ou não, o problema de dificuldade de leitura tem se tornado um dos maiores desafios para os governos e sociedade.  A situação de tão grave levou a própria UNESCO a sugerir a adoção da expressão ”alfabetismo funcional”, não só como forma classificar o problema, mas também para chamar a atenção de todos para essa questão. Conforme Vera Ribeiro (RIBEIRO, Vera Masagão. Analfabetismo e alfabetismo funcional no Brasil. Boletim INAF. São Paulo: Instituto Paulo Montenegro, jul.-ago. 2006.), considera-se analfabeta funcional toda “pessoa capaz de utilizar a leitura e escrita para fazer frente às demandas de seu contexto social e de usar essas habilidades para continuar aprendendo e se desenvolvendo ao longo da vida.”. Aquelas pessoas que assim não se enquadram são, então, classificadas como “analfabetas funcionais”. Ainda de acordo com autora a questão não se reduz mais a apenas saber se as pessoas conseguem ou não ler e escrever, mas também o que elas são capazes de fazer com essas habilidades.A pesquisa aqui proposta tem por finalidade dar a sua contribuição científica e, ao mesmo tempo, social. Estudar o léxico na sua organização e estruturação; aprofundar os estudos a respeito do relacionamento das palavras e suas manifestações em contexto; investigar os processos e os mecanismos linguísticos envolvidos processamento lexical; investigar diferentes abordagens computacionais comumente usadas na implementação e uso de léxicos e  propor soluções lexicais computacionais adequadas para os sistemas de PLN são os objetivos principais da pesquisa “Especificação, Modelagem e Implementação de um Sistema para Simplificação de Textos”.   Como resultados desse projeto, buscam-se não só a compreensão do fenômeno da polissemia e o modo como poderiam ser tratadas, bem como a apresentação de uma solução que posa   ser útil para pessoas com dificuldade de leitura, no caso geral, e, em particular, pessoas surdas. Esse projeto resulta de uma parceria que vem sendo estabelecida entre a Universidade Estadual do Oeste do Paraná e a Universidade de Sheffield (Inglaterra).

 

PROJETO: Funções retórico-discursivas da escolha lexical na linguagem geral e nas linguagens de especialidade

PESQUISADORA: Profa. Dra. Márcia Sipavicius Seide

RESUMO: O projeto objetiva investigar a escolha lexical feita em função dos gêneros textuais em contextos terminológicos e em contextos não-terminológicos e suas funções argumentativas e retóricas, com ênfase ao estudo dos gêneros de popularização das ciências as quais, por serem portos de passagem das linguagens especializadas para a linguagem geral, configuram-se como um espaço enunciativo no qual é possível observar e analisar a migração lexical em todo seu dinamismo.


PROJETO:  Descrição e Análise Geossociolinguística da Fala do Oeste do Paraná

PESQUISADORA: Profa. Dra. Sanimar Busse

RESUMO: Este projeto tem por objetivo dar continuidade à pesquisa Um estudo geossociolinguístico da fala do Oeste do Paraná (pesquisa de doutorado), sobre os fenômenos linguísticos (fonético-fonológicos e semântico-lexicais) da fala do Oeste do Paraná. A pesquisa de cunho geossociolinguístico, em que se investiga a variação linguística a partir do seu registro geográfico e no interior das variáveis sociais, busca coletar, por meio de instrumentos estruturados, identificar, descrever e analisar os fenômenos de inovação, mudança e conservação presentes na fala a partir da sua distribuição geográfica. Neste projeto, pretende-se descrever, por meio da transcrição de inquéritos realizados para a pesquisa de doutorado, os fenômenos linguísticos da fala em nove localidades do Oeste do Paraná. A região Oeste foi a última área do Paraná a ser povoada. A colonização da região, realizada por colonos sulistas, na década de 1960, e por lavradores, operários e prestadores de serviços, provindos de distintas regiões do Paraná e do Brasil, a partir da década de 1970, culminou na transferência, na troca e na adoção de elementos da cultura, da língua e da economia de diferentes grupos. O cenário multicultural da região resultou num polimorfismo linguístico, conforme dados do Atlas Linguístico do Paraná-ALPR (AGUILERA, 19954), do Atlas Linguístico-etnográfico da Região Sul do Brasil-ALERS (KOCH, KLASSAMN; AL-TENHOFEN, 2002) e do Atlas Linguístico do Paraná-ALPR II (ALTINO, 2007). A presente pesquisa, que compreende a transcrição e revisão das entrevistas e a descrição de variedades fonético-fonológicas e semântico-lexicais nas respostas ao questionário e na fala espontânea, tem o objetivo de aprofundar os dados já descritos e analisados em pesquisas anteriores e ampliar a cartografação dos dados coletados.

 

PROJETO: Crenças e atitudes lingüísticas: um estudo da relação do português com línguas de contato

PESQUISADORA: Profa. Dra. Vanderci de Andrade Aguilera

RESUMO: Este projeto tem como objetivo fomentar a integração de grupos de pesquisa voltados para as questões de descrição e análise linguísticas do português falado no Paraná. Trata-se de uma proposta a ser desenvolvida em conjunto com docentes dos PPGL s da Unioeste, UEL, UEPG e UEM. Toma-se como objeto de estudo a língua falada em áreas de contato linguístico, seja em comunidades de fronteira, seja em comunidades de imigração. Com base nos princípios teóricos e metodológicos da sociolinguística, em especial da teoria variacionista, e nos estudos das crenças e atitudes linguísticas, propõe-se a discussão dessas crenças que conduzem a atitudes manifestadas por falantes brasileiros, naturais de comunidades de fronteira ou de imigração. A partir de dados coletados in loco, em seis dos dezenove municípios que fazem fronteira com o Paraguai e a Argentina, e em dois municípios da região de Ponta Grossa, espera-se constituir um banco de dados informatizado a ser compartilhado pelas IES envolvidas, o qual servirá de fonte para a criação e continuidade de outros projetos na mesma linha de pesquisa. Os resultados serão disseminados por meio de diversos veículos: (i) simpósio com a participação de professores da rede pública de ensino fundamental e médio; (ii) publicação do corpus transcrito sob o formato de livro a ser distribuído às IES; (iii) publicação em CD Rom de resenha bibliográfica dos textos analisados.

 

PROJETO: A Linguística Construtural: um capítulo da história da linguística no Brasil

PESQUISADOR: Prof. Dr. José Borges Neto

RESUMO: Curitiba tem longa tradição nos estudos da linguagem. Além de ter sido um dos primeiros lugares no Brasil a fazer pesquisa propriamente linguística paralelamente aos estudos filológicos e gramaticais e de apresentar nos curricula dos cursos de Letras a disciplina Linguística , é caso único no Brasil de lugar em que propôs uma teoria linguística original. Nos anos 60 do século XX, na então Universidade Católica do Paraná, dois professores de Linguística e de Língua Portuguesa Eurico Back e Geraldo Mattos propuseram uma teoria da linguagem original, embora de cunho estruturalista, denominada Linguística Construtural. No quadro desta teoria, desenvolveram literatura substancial e formaram toda uma geração de linguistas. O objetivo geral do projeto é fazer uma abordagem historiográfica inicial deste capítulo da história da lingüística no Brasil. É nossa intenção disponibilizar o material produzido no quadro da Linguística Construtural para futuros estudos historiográficos mais aprofundados. Nesse sentido, pretendemos colocar à disposição dos historiadores da lingüística, em meio eletrônico, o material produzido pela Linguística Construtural, como fonte para a história dos estudos lingüísticos no Brasil, em geral, e em Curitiba, em particular.

 

PROJETO: O Sujeito na mídia: a construção do sujeito nos meios de comunicação

PESQUISADOR: Prof. Dr.  Alexandre Sebastião Ferrari Soares

RESUMO: Este projeto tem como proposta realizar estudos analíticos sobre o efeito de sentido construído em relação ao discurso jornalístico. Observar através da análise de cartas de leitores enviadas e publicadas nas revistas semanais Veja e Istoé como os mitos em torno do discurso da mídia escrita (verdade, objetividade, neutralidade e imparcialidade) se manifestam nas cartas publicadas. Tem-se como objetivos: a) verificar nos meios de comunicação (revistas semanais informativas/jornais) os modos pelos quais o sujeito urbano vem se mostrando e se constituindo nos meios de comunicação; b) organizar um arquivo que delineie as posições desse sujeito materialmente inscrito.

 

PROJETO: O discurso ordinário: um estudo (do) trivial

PESQUISADOR: Prof. Dr. João Carlos Cattelan

RESUMO: Alguns discursos são mais estudados por causa do peso social das instituições: os discursos literário, político, publicitário e religioso são alguns. Outros recebem pouca atenção: eis o discurso ordinário. Não lhe é dada dignidade, já que participa da trivialidade, da efemeridade e da evanescência, fugaz que parece irrelevante. Ele estaria no campo da irresponsabilidade, do esquecível e do inconsequente. Por ser óbvio que os homens falam, isto deixou de ser notado: o tempo em que a palavra valia como atestado de promessa se perdeu. Porém, neste discurso, são reveladas forças cruciais do imaginário. Nele, revelam-se crenças que sustentam os enunciados espontâneos e irrefletidos. Um enunciado qualquer, produzido numa circunstância qualquer e na voz de uma pessoa qualquer revela cristais do crível, da cultura e da ideologia: crenças, dogmas, temores, ódios, desejos, ansiedades e narcisismos. Quando a criança, por temer represália, afirma que O pote de mel quebrou , elidindo a presença do sujeito e transmutando o paciente em agente, uma trama de poder, de hierarquia e de tribunalização das relações sociais se revela. Percebe-se que uma carga de poder se abate sobre o enunciado e faz com que ela revele o que sabe sem saber que sabe. Para um grupo habituado a sanções sobre o corpo e a formas de organização social, não cabe perguntar por que se diz o que se diz e se age de uma forma: cabe agir de acordo com situações análogas, sem interrogar a voz que dirige a atividade para um determinado sentido: costume, tradição, rotina, inércia, monotonia e interdiscurso dominam o que se realiza. Em cada enunciado, um império social coercitivo se manifesta. Em cada ato, revela-se, para Bourdieu (1999, p. 70), um sistema de pressupostos imperativos. Para Goffmann (2007, p. 231), ao analisar o eu , então somos arrastados para longe de seu possuidor, da pessoa que lucrará ou perderá mais em tê-lo, pois ele e seu corpo simplesmente fornecem o cabide no qual algo de uma construção coletiva será dependurado por um determinado tempo.


PROJETO: Presença das contradições sociais em textos marcados ideologicamente

PESQUISADOR: Prof. Dr. Gustavo Biasoli Alves

RESUMO: Estudo de discursos sob o enfoque da Análise Crítica do Discurso, considerando-se contextos marcados por categorias como Acesso, Ideologia, Poder e Modelos Mentais. Objetiva-se contribuir com o desvendamento das formas de poder que reproduzem as contradições sociais existentes e confirmam a máxima de que todo discurso é ideológico.



GRUPO DE PESQUISA Confluências da Ficção, História e Memória na Literatura e nas Diversas Linguagens

LINHA DE PESQUISA: Linguagem Literária e Interfaces Sociais: Estudos Comparados


PROJETOS

PROJETO: Mapas da imaginação e da memória em narrativas líricas e textos poético-plásticos: interseções entre literatura, pintura e as artes visuais

PESQUISADOR: Prof. Dr. Antonio Donizeti da Cruz

RESUMO: