Este espaço abrigará cursos de extensão.

  • Este curso nasce de uma demanda histórica dos alunos de Letras da Unioeste/campus de Cascavel por uma formação mais aprofundada no que tange à estrutura da língua portuguesa. Propõe-se, nesse primeiro momento, uma abordagem do nível mórfico. Considerando a potencialidade da educação a distância no esforço de ampliar o acesso ao conhecimento historicamente acumulado,propõem-se projeto que tem por objetivo central construir e implementar Curso de Morfologia básica da língua portuguesa baseado em videoaulas e em interações se darão integralmente em ambiente virtual (Moodle Letras e outros canais), tendo como ambiente de inscrição e certificação o Sistema de Gerenciamento de Eventos da Unioeste, o que possibilita o acesso aos cursos a interessados de todo o território nacional. Espera-se contribuir para consolidar a função social por excelência da universidade pública e para inseri-la em novos contextos educacionais, mais abrangentes e inclusivos, alcançado inclusive um público que não está integrado à academia; proporcionar ao professor em formação ou formado de Letras e áreas afins – quer no papel de aluno, quer no papel de colaborador do projeto – uma formação inicial e continuada de base indispensável para estudo mais aprofundado das relações morfológicas e dos problemas referentes a esse nível de análise; estimular pesquisas acadêmicas no que tange à estrutura da língua portuguesa e às formas de ensiná-la a partir de novas formas de interação e novos ambientes de aprendizagem.
  • Este curso nasce de uma demanda histórica dos alunos de Letras da Unioeste/campus de Cascavel por uma formação mais aprofundada no que tange à estrutura da língua portuguesa. Propõe-se, nesse primeiro momento, uma abordagem do nível mórfico. Toma-se como objetivo central proporcionar o conhecimento no que tange à morfologia, de maneira a proporcionar uma formação de base indispensável ao acadêmico e alunos egressos para estudo mais aprofundado das relações morfológicas e dos problemas referentes a esse nível de análise. Considerando a dificuldade de abarcar uma grande parcela dos alunos em um projeto com aulas regulares no contraturno e considerando a necessidade de a academiaampliar suas formas de possibilitar o acesso ao conhecimento historicamente acumulado, propõe-se um curso em que as interações se darão em ambiente virtual, baseada em videoaulas, que serão publicadas semanalmente em canal de youtube e replicadas em página do facebook e na plataformamoddle (institucional). Também serão propostos exercícios escritos na plataforma moddle, que deverão ser respondidos pelos alunos nos prazos indicados pela professora, para correção e feedback. Ao final do curso, será aplicada uma prova presencial para verificação da aprendizagem dos conteúdos abordados. Serão certificados os alunos que alcançarem média mínima de 70 pontos.