• Curso anual com objetivo principal de introduzir o aluno da segunda série do curso de graduação em Engenharia Química nas Ciências Básicas da Engenharia através do estudo dos comportamentos estático e dinâmico dos fluidos, a chamada MECÂNICA DOS FLUIDOS.
  • Curso ofertado no primeiro semestre que tem como objetivo principal apresentar ao aluno da quinta série do curso de graduação em Engenharia Química as ferramentas mais importantes relativas à Qualidade. Parte do curso é dedicada a tópicos relativos à visão de DEMING (Controle Estatístico de Processo) e outra parte a tópicos relativos à visão de JURAN (Qualidade Total). Além disso, tópicos de comportamento organizacional são abordados.
  • Curso anual com objetivo principal de apresentar ao aluno da quarta série do curso de graduação em Engenharia Química algumas das operações unitárias utilizadas nas indústrias. De forma resumida, na disciplina abordam-se o transporte de sólidos e de fluidos e a compressão de gases, a caracterização e a dinâmica da partícula, a fragmentação de sólidos, a fluidodinâmica em leitos fixos e em leitos expandidos e os processos físicos de separação.