Portal Filosofia - Campus Toledo

Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Postura didática

 

Ninguém pode dar uma boa aula sem conhecer a matéria e saber muito bem o que está ensinando, por isso, caso você tenha que trabalhar com alguma coisa que não saiba, trate de estudar. Um bom professor está aberto a aprender e sempre continua estudando.

As aulas devem ser dadas para toda a turma, o professor deve dirigir sua fala para toda a classe. Contemplar alunos específicos ou dar explicações somente para pequenos grupos, salvo em momentos próprios durante o trabalho, é a maneira mais fácil de perder o comando da turma. Para que uma aula funcione, o professor precisa esclarecer o trabalho e combinar as regras com todos os alunos em conjunto.

Evite ficar de costas para a turma. Quando precisar escrever no quadro ou organizar materiais como a instalação da TV Pendrive, faça-o com agilidade e rapidez, voltando-se para o grupo o maior número de vezes possível.

Todos os comandos, regras e propostas colocadas pelo professor devem ser enunciados da forma mais objetiva possível. Por isso, é bom formular em seu plano de aula ordens claras e concisas, que facilitem o andamento do trabalho.

 

Evite ficar falando com os alunos sobre aquilo que não é para fazer; enfatize, quantas vezes precisar, cada passo do trabalho. Só passe para a etapa seguinte depois de certificar-se que a maioria da turma entendeu a proposta.

Mostrar uma matéria requer domínio de seu conteúdo, elaboração de materiais, recursos audiovisuais e abertura para receber as questões apresentadas pelos alunos. Nenhum professor sabe tudo, mas toda matéria é passível de ser pesquisada. Instigue seus alunos a buscarem respostas e quem sabe, a elaborarem problemas para que o pensamento não pare.

Evite o assédio dos alunos. Não forneça informações privadas, número de telefones – o endereço eletrônico só deve ser informado caso você o utilizar com finalidade didática. É preciso cuidar para que o envolvimento afetivo com os alunos seja estritamente profissional.

A arte de dar aulas envolve o domínio do tempo. O relógio é essencial na marcação das dinâmicas pedagógicas. Se nunca o usou, vai precisar se familiarizar com um.

 

Semana Acadêmica

Jornada de Metafisica

Jornada de Ética e Política

Eventos

Exames

Quem está Online

Nós temos 20 visitantes online

Imagens

multiuso1.jpg

Avisos

Calendário


Newsflash