Portal Filosofia - Campus Toledo

Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

ORIENTAÇÕES PARA A PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISONADO EM FILOSOFIA II

Aposte na gentileza e cordialidade! Elas serão o seu guia para desempenhar bem as atividades na instituição de ensino...

a) Preparando a primeira visita...

Depois de decidir com a professora de estágio em qual escola você fará o estágio prepare-se para a primeira visita:

1. Conheça sua escola virtualmente: acesse o site do Dia-a-Dia Educação da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, clique na opção Comunidade e depois no menu Comunidade escolar; Clique na opção Rede Escola: site das escolas. Indique o nome da escola e a cidade descubra sua localização. Navegue pelo site da escola.

2. Antes de se dirigir pessoalmente até o estabelecimento de ensino, preencha a sua Carta de Apresentação, imprima duas cópias, pegue a assinatura da coordenação de estágio.

3. Ligue para a escola para marcar a data e o horário da primeira visita para se apresentar à direção ou coordenação pedagógica. Combine com TODOS os colegas que estagiarão na escola (no mesmo turno) para irem juntos se apresentar. Economize a paciência da direção e dos supervisores, ela será necessária mais tarde... acredite na força da primeira impressão...

4. Na conversa com a diretora ou coordenadora pedagógica, descubra as linhas norteadoras da instituição e a pedagogia que ali se desenvolve. Apresente a proposta de estágio (conforme Plano de atividades), obtenha as informações que faltam para você preencher o restante da documentação e sobre o(s) professor(es) de filosofia da escola, que será seu supervisor de estágio para que você possa agendar a primeira conversa com ele. O melhor é ir no dia e horário de hora-atividade do professor de filosofia

 

b) Preparando o restante da Documentação:

- Após obter todas as informações necessárias, prepare o restante dos ducumentos e marque o primeiro encontro com seu orientador de estágio para assinatura dos documentos. Também procure a coordenação de estágio para recolher as assinaturas necessárias.

- Quando pegar a assinatura na escola não esqueça de pedir que também carimbem a documentação.

- Carta de Apresentação: => 2 cópias (uma para a escola, outra para você anexar ao relatório de estágio - crie uma pasta para que no final do ano não reine o caos em sua vida).

- Termo de Compromisso => 3 cópias - uma para a escola, outra para anexar ao relatório de estágio e a última para a coordenação de estágio, a fim de arquivar na documentação da Unioeste e encaminhar o seu seguro de vida.

- Plano de Atividades => 2 cópias (uma para a escola, outra para você anexar ao relatório de estágio)

 

c) O Encontro com o Supervisor de Estágio:

Converse com o professor e esclareça todas as suas dúvidas. Tome conhecimento de quais os dias que ele está na escola, quantas turmas de alunos têm quais as possibilidades de estagiar e quais os melhores horários para desempenhar o seu papel. Uma conversa amigável poderá facilitar muito a sua vida, já que o professor - em geral - está habituado com estagiários e já poderá adiantar algumas coisas importantes sobre o estágio.

Ao conversar com o professor de Filosofia é preciso descobrir o que ele tem feito em sala de aula, suas concepções de Filosofia, quais as orientações que segue em seu trabalho, que livro didático utiliza, como usa o Livro Didático Público e a Antologia de Textos Filosóficos, os textos primários e outros materiais, sua formação como professor de filosofia e o modo como avalia os alunos.

IMPORTANTE: Esses contatos são a oportunidade do estagiário saber quais as condições em que desenvolverá seu trabalho, portanto, além de avaliar as condições do espaço físico da escola, lembre de perguntar:

· O horário das aulas e a duração da hora/aula;

· A série e turma na qual você desenvolverá o estágio;

· Os dias da semana em que a turma tem aulas de Filosofia;

· O bimestre e o eixo estruturante que você trabalhará;

· O número de alunos;

· A faixa-etária dos alunos;

· Os materiais que a escola oferece para os alunos;

· Sobre o programa da disciplina;

· Como são feitos os planos de ensino (se possível, consiga aquele elaborado para a turma onde vais fazer o estágio);

· O calendário da escola;

· Como é feita a avaliação;

· Como é feito o controle de frequência;

· Quais são as regras sobre alunos que chegam atrasados, precisam sair mais cedo, etc;

. Já nesse momento de conversa com o supervisor do estágio, combine as datas de suas observações e das aulas que vai assumir, bem como o eixo estruturante que você trabalhará.

 

d) Observações em Sala de Aula

Quanto mais observações a/o estagiária/o fizer, mais seguro entrará em sala de aula. Para entrar na sala de aula como professor, a/o estagiária/o deve ter feito no mínimo 8 horas/aulas de observação. Se puder escolher dentre 2 ou 3, a turma na qual trabalhará, depois disso, observe-a, ao menos 4 horas/aula. Se conseguir observar mais do que isso, ótimo!

Quando entrar em sala de aula para fazer as observações, provavelmente o professor vai apresentá-lo para turma. Caso isso não aconteça, tome coragem e, com delicadeza, peça licença e explique aos alunos quem você é e o que faz ali.

Não esqueça do Roteiro para as observações que se encontra no Guia do Estagiário: Anexo H: Observações em sala de aula.

 

Semana Acadêmica

Jornada de Metafisica

Jornada de Ética e Política

Eventos

Exames

Quem está Online

Nós temos 15 visitantes online

Imagens

2011-10-24 22.05.30.jpg

Avisos

Calendário


Newsflash

PET Filosofia abre processo de

seleção de discentes bolsistas

Estão abertas até 04/12/12 as inscrições do Processo de Seleção de discentes bolsistas do PET Filosofia da UNIOESTE. O teste de seleção envolve uma prova escrita e uma entrevista com o prof. tutor e dois professores do Colegiado de Filosofia convidados. A seleção será realizada dia 10 de dezembro, às 14h na sala 2 do Bloco "C" da Unioeste - Campus de Toledo.

Confira mais informações!