Busca de Patentes.

                Portal do INPI, clique aqui.

                stela

                            

Ultimas Notícias

  • - Feira Inovatec ocorrerá nos dias 16 e 17 de Setembro em Curitiba Open or Close

    A Feira INOVATEC é uma oportunidade para empresas que desejam inovar e que queiram fazer parte do esforço de pesquisa e desenvolvimento em colaboração com provedores de serviços tecnológicos ou em parceira com instituições de ciência e tecnologia.

    Com o propósito de auxiliar essas empresas, que desejam parcerias para a pesquisa e inovação, a INOVATEC, em sua terceira edição, é organizada para a realização de contatos de negócios, de forma a transformar o conhecimento existente nas instituições de ciência e tecnologia em novos produtos, processos e serviços.

    Ao reunir em um mesmo espaço um grande número de importantes instituições provedoras de ciência e tecnologia e também de prestadores de serviços, o evento facilitará e reduzirá o custo do contato inicial com as empresas visitantes, acelerando assim o processo de transferência de conhecimento.

    Visite a Feira Inovatec. Clique aqui e faça sua inscrição.

  • - Unioeste firma convênio Universidade-Empresa Open or Close

    A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Toledo, firmou convênio de cooperação na área de inovação tecnológica com a empresa Fabril Indústria e Comércio de Farinha Ltda. Por meio desse convênio, pesquisadores e alunos da graduação/mestrado/doutorado do curso de Engenharia Química, sob a coordenação do professor Drº Camilo Freddy Mendoza Morejon, desenvolverão tecnologias alternativas para a otimização do processo produtivo e também para o tratamento e o aproveitamento de resíduos industriais gasosos, líquidos e sólidos da empresa Fabril.

    Com este convênio, a Empresa Fabril Ltda fará um investimento em equipamentos e infra-estrutura no valor de R$ 100 mil para o Laboratório de Desenvolvimento de Protótipos e Tecnologia Ambiental (Labitec) do Projeto Pró-Natureza Limpa, do curso de Engenharia Química.

    Segundo o diretor geral da Unioeste/campus de Toledo, professor José Dílson Silva de Oliveira, a parceria Universidade-Empresa, nos moldes da Lei de Inovação, além de contribuir com o atendimento das demandas tecnológicas do setor industrial, viabiliza também a melhoria da infra-estrutura dos laboratórios da Universidade e cria um espaço diferenciado para a atuação dos pesquisadores e alunos da Unioeste. “De modo geral as empresas brasileiras têm nas universidades parceiros importantes para a implantação de projetos inovadores”, comentou o diretor.

    Já para o sócio proprietário da empresa Fabril Ltda, Jair dos Santos, o diagnóstico técnico da empresa; as estratégias para a otimização do processo produtivo e as alternativas tecnológicas para o tratamento de resíduos sólidos, líquidos e gasosos, apresentadas pelo professor Camilo Morejon foram fundamentais para concretizar o relacionamento Universidade-Empresa. “Acreditamos no potencial da Universidade e faremos todos os esforços para atingir as metas do convênio”, comentou Jair.

    Já o professor do curso de Engenharia Química, Camilo Morejon, também coordenador geral do Núcleo de Inovações Tecnológicas da Unioeste, destacou que a experiência, o histórico de produção intelectual e o reconhecimento na área de inovação foram fundamentais para a concretização do convênio Universidade-Empresa. “A exemplo de outras experiências de relacionamento Universidade-Empresa, a presente parceria deve contribuir ainda mais na produção intelectual, na área de inovação”, declara.

    Ele ainda comentou que pretende-se transformar a empresa Fabril Ltda numa extensão dos laboratórios da Universidade, onde as novas tecnologias poderão ser testadas e monitoradas nas

    condições reais de operação. Outro aspecto relevante apontado pelo professor Camilo, é a conseqüência positiva, da implantação da Lei de Inovação, no âmbito federal e estadual, pois segundo ele, “esse instrumento deve viabilizar o retorno não convencional do investimento em ciência e tecnologia e também a possibilidade da transformação do conhecimento em riqueza”. Nesse cenário, “o grande desafio brasileiro, na área de inovação, é a consolidação do relacionamento Universidade-Empresa, para que o investimento em ciência, tecnologia e inovação, retorne à sociedade na forma de novos produtos, processos e tecnologias”, explicou o professor, salientando que “a conseqüência disso será a otimização dos processos produtivos, a geração de emprego e renda, a melhoria da qualidade de vida e a preservação do meio ambiente”.

    Projeto Pró-Natureza Limpa da Unioeste

    Até a presente data, somente os estudos de caso do projeto Pró-Natureza Limpa da Unioeste, idealizado em 2002, pelo professor Camilo, somam 23 protótipos/plantas piloto, 16 patentes, três cartas patente (concedidas pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial-INPI) e 13 transferências/licenciamento de tecnologia, nos moldes da Lei de inovação, para empresas de Toledo-PR e Recife-PE.

    Esses dados apontam uma eficiência, do projeto Pró-Natureza Limpa da Unioeste, de 81% no atendimento do objeto maior da Lei de Inovação, que é a inserção, no mercado, do resultado da atividade intelectual desenvolvido na universidade.

  • - Inovatec Regional ocorrerá nos dias 19 e 20 de Agosto em Cascavel Open or Close

    Nos dias 19 e 20 de Agosto acontece a Feira de Negócios em Inovação e Tecnologia entre Empresas, Centros de Pesquisas e Universidades (INOVATEC) na cidade de Cascavel.
    O evento ocorrerá nas dependências do SEBRAE e da Escola Tecnológica Agropecuária (AGROTEC) e é organizado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (SETI), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Cascavel (FUNDETEC) e SEBRAE.
    O objetivo é fortalecer a interação entre universidade e a comunidade empresarial, buscando mostrar a importância social, econômica e educacional para as universidades, visando estimular ainda mais as cooperações de pesquisas, divulgação do conhecimento e disseminação da cultura de inovação no Estado do Paraná.

    Programação:

    19 de agosto – Abertura

    Local: Auditório Sebrae Cascavel
    Av. Pres Tancredo Neves, 1262
    (Entrada pela Rua Uruguai)
    Horário: 19:00

    Palestra Magna: Inovar é Preciso: Do Discurso à Prática
    Allan Costa

    20 de agosto - Realização dos Trabalhos
    Local: AGROTEC
    BR 277 Km 57
    (500 m do Trevo São João)

    8:00 – 9:00 Credenciamento e café da manhã

    9:00 – 12:20 Talks:
    09:00 – 09:40  Agronegócio e Veterinária / Alimentos, Leite e Derivados
    09:40 – 10:20 Logística e TI
    10:20 – 11:00 Energia Ambiental e Química
    11:00 – 11:40 Saúde
    11:40 – 12:20 Construção Civil

    12:30 – 13:30 Almoço
                          
    Local: Refeitório Fundetec (por adesão R$ 20,00)

    13:30 – 17:15 Oficinas:
    13:30 – 14:15 Startups
    14:30 – 15:15 Plano Setorial de Tecnologia da Informação
    15:30 – 16:15 Oportunidades de Financiamento
    16:30 – 17:15 Propriedade Intelectual

    17:15 – 18:00 Café de encerramento

    As inscrições são gratuitas (com direito a certificado) e são feitas diretamente no site da Inovatec Regional de Cascavel.

  • - Inscrições abertas para a seleção de bolsista Open or Close

    Estão abertas as incrições para concessão de bolsa de apoio técnico á pesquisa e inovação tecnológica inerente ao programa de apoio á criação e/ou manutenção de núcleos de inocação tecnológica no Estado do Paraná.

    As inscrições podem ser feitas até o dia 28/07/2014.

    Clique aqui para visualizar o Edital.

  • - NIT consegue registro de programa de computador Open or Close

    O Núcleo de Inovações Tecnológicas (NIT) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), responsável pela proteção dos resultados da atividade intelectual, conseguiu junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) a proteção de mais um produto tecnológico desenvolvido na Universidade.                                                                                         Clique aqui

 
 
 

 
           
 
 
 
 
 
 
 
  
Free business joomla templates